À Descoberta das Nossas Raízes

Escolas em Ação
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PROJETO CURRICULAR DE ARTICULAÇÃO

Educação Pré-Escolar/1º Ciclo

AESL

Património Cultural Imaterial Local:

À Descoberta das Nossas Raízes

Fundamentação

O Património Cultural Imaterial faz parte da identidade de uma sociedade, influenciando as suas características, costumes e comportamento, constituindo-se, igualmente, fonte de conhecimento fundamental para as gerações vindouras.

A Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (PCI), aprovada no dia 17 de outubro de 2003, no decurso da 32.ª Conferência Geral das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), afirma-se como instrumento promotor e gerador da diversidade cultural e garante do desenvolvimento sustentável das expressões culturais intangíveis. Esta instituição internacional tem vindo, de forma crescente, a chamar a nossa atenção para a necessidade de registo, preservação, estudo e valorização das tradições vivas herdadas dos nossos antepassados (tradições orais, artes do espetáculo, usos sociais, rituais, atos festivos, conhecimentos e práticas respeitantes à natureza, bem como a todos os saberes e/ou saberes fazer), que sirvam de testemunho das singularidades étnicas, promotoras da diversidade e enriquecimento cultural.

A ideia base deste projeto (o qual não se esgota num único ano letivo, podendo ter continuidade) é promover o acesso ao Património Cultural Imaterial do nosso concelho, convidando à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento de toda a comunidade educativa, com o seu património local, tendo como objetivos principais reforçar sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva, desenvolvendo o sentido de responsabilidade, respeito, valorização e preservação da nossa riqueza patrimonial.

A Área do Conhecimento do Mundo na Educação Pré-Escolar e As Aprendizagens Essenciais da disciplina de Estudo do Meio no 1.º Ciclo do Ensino Básico apelam ao conhecimento e valorização do Património, bem como à sua preservação.

O desenvolvimento do presente projeto operacionalizou-se de forma transdisciplinar e interdisciplinar.

Objetivos

  • Valorizar a sua identidade e raízes, respeitando o território e o seu ordenamento, outros povos e outras culturas, reconhecendo a diversidade como fonte de aprendizagem para todos;
  • Identificar elementos naturais, sociais e tecnológicos do meio envolvente e suas inter-relações;
  • Identificar acontecimentos relacionados com a história pessoal e familiar, local e nacional, localizando-os no espaço e no tempo, utilizando diferentes representações cartográficas e unidades de referência temporal;
  • Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para resolver situações e problemas do quotidiano;
  • Utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação no desenvolvimento de pesquisas e na apresentação de trabalhos.
  • Comunicar adequadamente as suas ideias, através da utilização de diferentes linguagens (oral, escrita, iconográfica, gráfica, matemática, cartográfica, etc.), fundamentando-as e argumentando face às ideias dos outros.

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