Capacitação Digital das Escolas: (Re)Configurar Espaços de Aprendizagem

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No momento em que se faz um balanço acerca do trabalho desenvolvido, durante os últimos três anos, ao nível da capacitação digital das escolas, é tempo de se perspetivar a sustentabilidade do Plano de Transição Digital na Educação e de se refletir sobre como se poderá proceder à (re)configuração de espaços escolares, com valor educativo.

Foi com este propósito que, no Evento Nacional - Capacitação Digital das Escolas: (Re)Configurar Espaços de Aprendizagem, dinamizado pela Direção-Geral da Educação (DGE), no dia 11 de outubro, em Santarém, estiveram presentes cerca de 1000 participantes, de entre Diretores de Agrupamentos (AE) / Escolas não agrupadas (Ena), Diretores de Centros de Formação de Associação de Escolas, docentes e técnicos envolvidos diretamente na Transição Digital na Educação.

A sessão de abertura, teve início cerca das 10h30m e contou com as intervenções da subdiretora Geral da Educação, Maria João Horta, do Ministro da Educação, João Costa (mensagem gravada), do Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves e do Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, João Moutão. Seguiram-se as intervenções de oradores nacionais e internacionais de diferentes áreas do saber que abordaram temas desde ambientes enriquecidos com o digital, liderança escolar, arquitetura, bem-estar, inclusão, cidadania digital, entre outros.  

As comunicações previstas para o auditório principal, e que abordaram diversas temáticas, estiveram a cargo de oradores como a Professora Diana Bannister, do Instituto de Educação da Universidade de Wolverhampton, do Professor João Filipe Matos, da Universidade de Lisboa, da Professora María Acaso, do Departamento  de Educação do Museu rainha Sofia de Madrid e do Professor Pedro Santa Clara, Diretor da Escola Lisboa 42, promotor e gestor de projetos educativos.

Para além das sessões plenárias e das sessões paralelas a decorrerem em quatro áreas distintas em simultâneo, os participantes tiveram também a oportunidade de visitar diversos espaços expositivos, bem como de como assistir à mostra dos Clubes de Programação e Robótica, iniciativa que conta já com 308 Clubes registados a nível nacional.

Os participantes puderam igualmente conhecer a voz dos alunos envolvidos na iniciativa Líderes Digitais e as questões que colocaram aos oradores sobre o tema do evento. A iniciativa Líderes Digitais contou com a participação de 110 AE/Ena e 2847 alunos, tendo uma forte expressão no 3.º ciclo, do ensino básico.

Sobre a Capacitação Digital das Escolas

Nestes três anos de Capacitação Digital das Escolas:

  • 99.760 docentes responderam, de forma voluntária, ao Check-In, tendo sido posicionados em nível de proficiência digital para, posteriormente, frequentarem ações de formação correspondentes a esse nível (1,2 ou 3);
  • 926 formadores certificados pela DGE;
  • 91 Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) asseguraram a realização das ações de capacitação digital de docentes;
  • 98.287 docentes concluíram com sucesso as ações de capacitação digital em que se inscreveram;
  • 87 docentes / Embaixadores Digitais asseguram o acompanhamento direto às escolas;
  • os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas conceberam e implementaram os seus Planos de Ação de Desenvolvimento Digital (PADDE).

Estes números são reveladores do investimento que os docentes e as Escolas têm feito, visando a melhoria contínua da qualidade das aprendizagens e o desenvolvimento do sistema educativo.

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